Duelo: leite vs bebida vegetal

 
Atualmente é um dos temas mais controversos – nos últimos tempos tem-se assistido a uma crescente substituição do leite por bebidas vegetais, existindo nos dias de hoje uma imensa variedade de opções no mercado – bebidas de soja, arroz, aveia, amêndoa, bio, com sabores, enriquecidas…

É de salientar que mais do que «modas» ou (des)informação, devemos sempre basear-nos na evidência científica.

Ao lermos os rótulos destes 2 tipos de bebidas, verificamos que os ingredientes constituintes são diferentes assim como a composição nutricional é distinta.

O leite é considerado um alimento completo do ponto de vista nutricional, sendo o seu consumo recomendado nas diferentes fases do ciclo de vida, exceto em situações clínicas específicas.

Apresenta um elevado teor de proteínas de alto valor biológico, de cálcio altamente biodisponível e de vitaminas A, do complexo B e D, e minerais, tais como o fósforo, selénio, iodo e o potássio.

As bebidas vegetais são produzidas através da adição de água a alimentos triturados, como os frutos secos oleaginosos e/ou cereais, pelo que em termos nutricionais não são equivalentes ao leite da vaca, principalmente no seu teor proteico.

Em média, um copo de leite (250 ml) tem cerca de 8g de proteína, enquanto a de soja tem cerca de 6g e as restantes cerca de 1g.

Muitas das bebidas vegetais apresentam valores de açúcar adicionados consideravelmente elevados, enquanto no leite, na sua versão simples, apenas existe o seu açúcar natural – a lactose.

No caso de existir intolerância à lactose, poder-se-á optar pela versão de leite sem lactose.

Assim ao adquirir bebidas vegetais, tenha em atenção a sua lista de ingredientes, assim como o seu valor nutricional. Escolha, preferencialmente, uma bebida com o menor número de ingredientes, sem açúcares adicionados, com menor teor de gorduras saturadas e sal, e que sejam enriquecidas com vitaminas e minerais (ainda que a biodisponibilidade destes possa ser diferente daquela que se encontra no leite).

Em suma, em termos nutricionais, estas bebidas não são de todo equivalentes ao leite de vaca. Ainda que a bebida de soja fortificada seja aquela que mais se assemelha ao leite. Além de que são mais caras.

Leite

Bebidas vegetais

Açúcar naturalmente presente – lactose

Possível existência de açucares adicionados

Proteína de alto valor biológico (+ qualidade e + biodisponibilidade)

Proteína vegetal

Alto teor de cálcio

Só se fortificado

Rico em vitaminas e minerais

Só se fortificado

 

+ caras

Se houver intolerância: opção sem lactose